O que é concertina?

ConcertinaA concertina é uma ótima forma de segurança para propriedades que consiste num formato espiral de cerca repleta de lâminas afiadas de quatro pontas, cortantes e penetrantes (planejadas para penetrar e prender).

As concertinas são bastante duráveis e de boa qualidade, pois são feitas de inox ou aço galvanizado e contêm aditivos antioxidantes, o que dificulta danificações por interferências de fatores climáticos e até de ferramentas cortantes. Quando bem instaladas, nem necessitam de manutenção.

Onde são usadas?

Geralmente, são usadas em muros, portões, telhados e alambrados, pois são bem resistentes para oferecer segurança para esses ambientes, tanto que foram consideradas a evolução do arame farpado. É tão funcional, que é o tipo de segurança mais indicado para proteção residencial, principalmente em muros de casas mais baixas.

Quanto custa?

O preço das concertinas é estabelecido de acordo com a dificuldade de sua instalação, e geralmente é calculado por metro e sai em média por R$25,00. Possuem uma excelente relação de custo/benefício, pois o preço é ótimo comparado às inúmeras vantagens trazidas por elas.

Tipos de concertina

Existem vários tipos de concertina, todos aptos às mais diversas necessidades. Elas se diferem pelo tamanho, distância entre lâminas, diâmetro e espiras. Com base nessas divisões, existem concertinas simples, duplas, flats, coloridas e eletrificadas.

Concertina simples

A concertina simples é indicada para áreas com menores riscos, como residências de muros altos, por exemplo. Contém menos espiras, mas mantém o seguro e o cortante.

Concertina dupla, ou dupla clipada

A dupla, ou dupla clipada, contém clipes de aço que reduzem o espaçamento das espiras e proporciona mais segurança.

Concertina flat

As concertinas flats (palavra no inglês que significa “plano”) possuem alturas variadas e forma plana, e são indicadas para portões e alambrados. Sua instalação é feita com um suporte galvanizado e arames de alta tensão de ruptura.

Concertina colorida

As coloridas foram criadas para amenizar a aparência agressiva que uma concertina tem, tornando mais discreta, bonita e adaptada ao ambiente. Possuem a mesma linha de segurança das concertinas tradicionais.

Concertina eletrificada

As eletrificadas possuem o mesmo sistema das concertinas tradicionais, porém são unidas a um sistema de eletricidade.

Benefícios

Nós devemos prezar muito por nossa segurança nesse mundo de hoje em dia, portanto cuidar da proteção do nosso lar é mais do que necessário. As concertinas, seja qual forem seus tipos ou função, trazem inúmeros benefícios e buscam evitar invasões, arrombamentos e assaltos, os quais estão cada vez mais comuns, uma vez que esses infratores a cada ação cometida descobrem mais e mais meios de se adaptarem aos modelos de segurança.

É um dos sistemas de proteção mais satisfatórios ao consumidor, as quais são consideradas um dos meios mais difíceis de serem “driblados”, além de que outras formas de cercamento como telas de arame ou arame farpado não oferecem tanta proteção. Também é uma das alternativas mais econômicas, e é tão eficiente quanto uma cerca elétrica, que é mais cara.

Legal ou ilegal?

Existe uma dúvida para algumas pessoas ao julgar se o uso das concertinas é legal ou ilegal, devido sua aparência que causa sensação de “cidade cercada”, espécie de “prisão” e alguns até comentam que lembra o aspecto militar. Tudo isso são comentários avulsos, e a única e verdadeira função de uma concertina é proteger as propriedades.

Como instalar

Instalar uma concertina é um procedimento muito detalhado e exige muitos cuidados, e preferencialmente deve

 

ser feito por profissionais. Confira abaixo como instalar uma concertina de acordo com o video produzido pela empresa Catumbi(link do site: www.catumbi.com.br).

Dentre os materiais e ferramentas necessárias para a instalação estão: rolo da concertina, hastes, cabo ovalado de aço de alta resistência, parafusos 5/16’’, buchas, arames ou grampos para amarração, placa de advertência, furadeira, broca de 12 mm, chave 13’’, alicate, torquês, trena, escada, luvas, óculos de proteção e capacete.

Fixar as hastes com os parafusos a 4m de distância uma da outra, no máximo.

Para uma instalação uniforme, conte quantas lâminas deseja ter em cada intervalo e marque o rolo de aço cortante com uma caneta ou um pincel. DICA: Para o produto usado neste passo-a-passo, recomendam-se 12 lâminas para o lado externo e 11 lâminas para o lado interno.

Passe o cabo ovalado pelo furo inferior da haste e, com a ajuda de um torquês, estique bem o arame para prendê-lo na haste da extremidade.

Posicione e encaixe o rolo de concertina sobre o cabo inferior.
Repita a operação anterior, passando o cabo ovalado pelos furos superiores das hastes. Não se esqueça de atravessar o cabo por dentro do rolo de concertina.

Prenda o cabo ovalado, esticando-o bem, agora na parte superior da haste. Corte a sobra do cabo.

Faça o grampeamento da primeira espira no cabo ovalado. Procure deixar os grampos (ou clipes) todos voltados para o mesmo lado.

Meça 25 cm de distância para grampear as próximas espiras no cabo superior. Para isso, utilize uma trena ou uma peça com a medida exata. ATENÇÃO: Para a fixação da parte inferior das espiras, meça 12,5 cm a partir da haste e prossiga o grampeamento a cada 25 cm.

Para atravessar o rolo de concertina por uma haste intermediária, abra o “lacre” que prende o cabo ovalado superior e suspenda-o para passar a concertina. Em seguida, recoloque o cabo no furo e feche o lacre.

Por fim, faça a instalação da placa de advertência no cabo superior. O trabalho está completo.

RECOMENDAÇÕES:

  • Não deixe o rolo de concertina ao alcance de crianças.
  • A concertina deve ser instalada em muros com, no mínimo, 2,10 m de altura.
  • Se for preciso emendar os rolos, utilize dois clipes – entre a penúltima e a última lâmina dos rolos a serem unidos.

Por mais que as orientações estejam bem explicadas, o ideal é que esse serviço seja feito por profissionais, portanto procure empresas especializadas e com experiência no mercado, para assim obter serviços de qualidade. Lembre-se de que o dinheiro aplicado nesse tipo de segurança não é um gasto, e sim um investimento, sendo assim, invista você também na sua proteção.

VN:F [1.9.20_1166]
Rating: 3.5/5 (2 votes cast)
Concertina, 3.5 out of 5 based on 2 ratings

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>