O que é arame farpado?

Arame FarpadoO arame farpado consiste em dois ou mais fios de arame (aço galvanizado) envoltos em si formando um único cabo bem reforçado, sendo que nele, de intervalo em intervalo, há farpas pontiagudas dos próprios arames. São confeccionados prezando sempre a rigidez, sendo que algumas empresas que os fabricam utilizam aço de alta resistência e aplicam camadas de zinco para reforçar sua durabilidade, resistência à oxidação e impactos.

Apesar de existirem maiores tecnologias nessa área de segurança, o arame farpado ainda é o meio tradicional mais usado no mundo inteiro mesmo após mais de cem anos desde sua invenção.

Utilização e aplicação

Basicamente, é produzido e usado principalmente para deter animais domesticados e erados e para inibir movimento de intrusos em propriedades. É considerado a evolução das cercas vivas, as quais eram cercamentos naturais de plantas envoltas a uma terra, mas eram ineficazes, pois não eram barreiras firmes. Outras utilizações do arame farpado básico são na proteção de instalações militares, prisionais ou particulares e também em algumas fronteiras.

Sua aplicação como cerca é feita pelo desenrolamento do rolo de arame que vai sendo fixado a madeiras fincadas no solo e/ou, em ambientes mais urbanos, em fincas nos muros. Apesar de serem rígidos, devem ser flexíveis para que esse serviço seja realizado.

Tipos de Arames Farpados

Tipos de Arame FarpadosArame Farpado Potro:

Indicado para cercas rurais pequenas onde haja animais não tão fortes e/ou grandes. Bastante flexível, facilitando manuseio e aplicação.

Arame Farpado Touro:

Se a opção for por fios finos, o Touro é o arame mais indicado, pois possui tripla camada de galvanização, o que é ótimo para locais alagadiços, além de possuir altíssima resistência.

Arame Farpado Urso:

Caso precise de um arame muito resistente em regiões menos úmidas, opte for pelos fios finos do arame Urso.

Arame Farpado Zebu:

Boa resistência a impactos, com fios médios e farpas por dentro e por fora. Indicado para áreas de difícil acesso, para construção de cercas e divisões de pastos.

Arame Farpado Elefante:

Para regiões menos úmidas que necessitam de arames com alta resistência, opte pelo Elefante, o qual possui fios grossos tendo assim uma maior resistência a impactos e mais durabilidade.

Arame Farpado Gir:

Pode ser aplicado em várias situações rurais ou urbanas. Indicado para cercar animais menos agressivos.

Preço do arame farpado e custos

É vendido em rolos e seu preço é estabelecido pelo seu metro, o qual custa, em média, R$5,00.

É o meio de segurança para propriedades mais econômico que existe, sendo que esse é um dos motivos para serem ainda tão usados e vendidos no mundo. Nos casos em que há ferrugem nos arames farpados uma nova cerca deve ser comprada, pois pode causar tétano e outras doenças em quem entrar em contato com eles.

Segurança residencial

Caso você deseje fazer um investimento maior e duradouro e se sua preferência é por segurança casual, procure outras opções de segurança como a concertina ou cerca elétrica, pois os infratores costumam burlar facilmente os arames farpados. Entre em contatos com empresas de segurança e faça um orçamento do que for melhor para você.

VN:F [1.9.20_1166]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Arame Farpado, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>